Engenharia Genética

O presente blog foi criado com o propósito de melhorar e aprofundar os conhecimentos científicos acerca da temática da Biotecnologia. Nele vão poder encontrar notícias actuais, imagens alusivas ao tema em estudo,documentos e diversos artigos...Tudo para um enriquecimento dos nossos conhecimentos acerca da disciplina Biologia...

sexta-feira, março 17, 2006

Crianças urbanas têm menos imunidade às bactérias


Agostinho Marques, director do serviço de pneumologia do hospital de São João, diz que as crianças da cidade têm um sistema imunitário mais fraco do que as crianças do campo.

Afinal, aquilo que as pessoas julgavam ser benéfico para o desenvolvimento das crianças pode prejudicar o sistema imunitário dos mais novos.
Antigamente, «as crianças brincavam na terra, com animais, com coisas de madeira e iam adquirindo a sua imunidade à medida que se iam afastando da imunidade da mãe», explica.Mas este método, «de os pôr em ambientes estéreis faz com que não contactem com aquelas bactérias não patogénicas que lhes davam imunidade e passam a ter muitos mais problemas de saúde», avisa.O médico avisa que os estudos mostram que «as crianças da cidade têm por isso mais problemas de saúde, quando são adultos, do que as crianças do campo».Alias, «já se sabe há muito tempo que os doentes adultos que têm bronquite crónica relacionada com o tabaco, por exemplo, têm uma história clínica normalmente relacionada com infecções que tiveram durante a infância», avisa Agostinho Marques.

www.tsf.pt