Engenharia Genética

O presente blog foi criado com o propósito de melhorar e aprofundar os conhecimentos científicos acerca da temática da Biotecnologia. Nele vão poder encontrar notícias actuais, imagens alusivas ao tema em estudo,documentos e diversos artigos...Tudo para um enriquecimento dos nossos conhecimentos acerca da disciplina Biologia...

sexta-feira, março 17, 2006

Laboratório anuncia vacina na luta contra cancro do colo do útero

A primeira vacina para o cancro do colo do útero, que em cada ano mata mais de 274 mil mulheres em todo o mundo, poderá vir a estar disponível a partir do final de 2006.

A notícia vem do laboratório Merck, que anunciou os resultados de um estudo realizado em 12 mil jovens, e onde a vacina experimental contra duas estirpes do papilomavirus humano (PVH) - responsáveis por 70% dos casos deste tipo de cancro - provou ser 100% eficaz na prevenção.A investigação durou dois anos e incidiu sobre 12 167 mulheres de 13 países diferentes, com idades compreendidas entre os 16 e os 23 anos. Metade tomou a vacina e a outra metade um placebo entre as que tomaram a vacina, chamada Gardasil, nenhuma das mulheres desenvolveu cancro ou alterações pré-cancerosas do colo do útero. Já no grupo do placebo, essas modificações ocorreram em 21 casos.Antes do final deste ano, a multinacional farmacêutica vai pedir autorização à agência norte-americana dos medicamentos (FDA, sigla em inglês), para comercializar a vacina, podendo a mesma vir a estar à venda nas farmácias já em finais de 2006. Os autores do estudo defendem que a vacina venha a ser administrada a raparigas entre os 10 e os 13 anos, mas também a rapazes, como forma de evitar que, mais tarde, venham a passar o vírus às suas parceiras sexuais.