Engenharia Genética

O presente blog foi criado com o propósito de melhorar e aprofundar os conhecimentos científicos acerca da temática da Biotecnologia. Nele vão poder encontrar notícias actuais, imagens alusivas ao tema em estudo,documentos e diversos artigos...Tudo para um enriquecimento dos nossos conhecimentos acerca da disciplina Biologia...

sexta-feira, março 10, 2006

O que é clonagem?

Define-se a clonagem como um método científico artificial de reprodução que utiliza células somáticas (aquelas que formam órgãos, pele e ossos ) no lugar do óvulo e do espermatozóide. É um método artificial, pois, como é sabido, na natureza, os seres vivos reproduzem-se através de células sexuais e não por células somáticas. As excepções deste tipo de reprodução são os vírus, as bactérias e diversos seres unicelulares.

A primeira experiência com clonagem de animais ocorreu no ano de 1996, na Escócia, no Instituto de Embriologia Roslin. O embriologista responsável foi o doutor Ian Wilmut. Conseguiu clonar uma ovelha, baptizada de Dolly. Após esta experiência, vários animais foram já clonados( bois, cavalos, ratos, porcos, cães).
Embora as técnicas de clonagem tenham avançado nos últimos anos, a clonagem de seres humanos ainda está muito longe de acontecer. Além de alguns limites científicos, a questão ética e religiosa tem se tornado um anteparo para este tipo de pesquisas. De um lado, as religiões, principalmente cristãs, colocam-se radicalmente contra qualquer experiência neste sentido. Por outro, governos de vários países proíbem por considerar um desrespeito à ética do ser humano.
A clonagem ainda não foi entendida por completo pelos médicos e cientistas, no que se refere aos conhecimentos teóricos. Na teoria seria impossível fazer células somáticas actuarem como sexuais, pois nas somáticas quase todos os genes estão desligados. Mas, a ovelha Dolly é um exemplo já que foi gerada a partir de células somáticas mamárias retiradas de um animal adulto. A parte nuclear das células, onde encontramos genes, foram armazenadas. Na fase seguinte, os núcleos das células somáticas foram introduzidos dentro dos óvulos de uma outra ovelha, de onde haviam sido retirados os núcleos. Desta forma, formaram-se células artificiais. Através de um choque eléctrico, as células foram estimuladas, após um estado em que ficaram “adormecidas". Os genes passaram a agir novamente e formaram novos embriões, que introduzidos no útero de uma ovelha acabou por gerar a ovelha Dolly.A ovelha Dolly morreu alguns anos depois da experiência e apresentou características de envelhecimento precoce. O telómero (parte do cromossoma responsável pela divisão celular) pode ter sido a causa do envelhecimento precoce do animal. Por isso, o telómero tem sido alvo de pesquisas no mundo científico. Os dados estão sendo até hoje analisados, com o objectivo de se identificar os problemas ocorridos no processo de clonagem.A embriologia e a engenharia genética têm feito pesquisas também com células-tronco e na produção de órgãos de animais, por meio de métodos semelhantes aos da clonagem.

By: Catarina